Imagem capa - Quais sentidos uma fotografia desperta em você? por BANG

Quais sentidos uma fotografia desperta em você?

Uma fotografia bem elaborada impacta diretamente seu receptor, proporcionando estímulos reais para as suas emoções e despertando intrinsecamente diferentes sentidos, levando-o a uma autorreflexão. A fotografia possui o PODER de atrair olhares e induzir o ser humano ao pensamento, caso essa conexão não ocorra de imediato, ela recorre ao imaginário, trazendo à tona as experiências já vividas, onde sua interpretação dependerá da percepção e sensibilidade de cada um.

A fotografia sempre teve um papel fundamental na história da humanidade. Durante décadas, a fotografia vem sendo utilizada não só para documentar a existência de tudo e de todos, mas para captar a verdadeira essência e beleza do mundo em transformação. E é claro, que essa realidade não seria diferente no auge da era tecnológica.

Por que a fotografia é tão importante para as empresas?

Uma boa fotografia transmite mais rapidamente uma mensagem do que o próprio texto, e é compartilhada mais do que qualquer outra variação de conteúdo.

Com o advento das mídias sociais, as imagens se tornaram a “linguagem universal” das plataformas, onde pessoas de todo o mundo podem se conectar através delas.

As marcas mais inteligentes estão utilizando as imagens a seu favor com o intuito de se conectar com os usuários, criando novos relacionamentos através das imagens digitais.  

Mídias Sociais e a Fotografia

A correlação entre as redes sociais, o fácil acesso à internet e equipamentos cada vez mais sofisticados estão modificando a forma de compartilhamento de imagens dos internautas, fazendo com que as pessoas se aproximem ainda mais da fotografia.  

Atualmente, o Facebook possui cerca de 100 milhões de fotos publicadas diariamente e 6 bilhões de imagens armazenadas em sua base de dados.
De acordo com Kissmetrics, as postagens utilizando fotografias no Facebook representam 93% das interações, além de serem responsáveis por 53% mais curtidas, 104% dos comentários e 84% mais cliques em links que as acompanham.
E ainda, conforme pesquisa realizada em 2014 pela @eMarketer, fotos representaram 75% do conteúdo postado nas páginas do Facebook em todo mundo, imagina agora em 2019?
A fotografia é considerada o tipo de conteúdo mais envolvente de toda a plataforma, obtendo uma enorme taxa de interação dos fãs, ficando em torno de 87%.

Vale ressaltar também que essa mesma estatística é válida para outras plataformas como Pinterest, Twitter, LinkedIn e Instagram.

O fácil acesso do compartilhamento de imagens e a reação instantânea de seus seguidores e de novos usuários, aumentam o interesse de forma direta para novas publicações visuais.  Por isso, a fotografia se tornou tão valiosa e essencial para as marcas, pois somente ela é capaz de chamar a atenção de novas audiências e se destacar no universo online.

3 práticas simples que podem transformar sua fotografia nas redes sociais!

1. Composições são essenciais para se obter uma boa fotografia. Use a regra dos terços a seu favor.
2. A iluminação é extraordinariamente IMPORTANTE. Só ela, quase sempre, diferencia uma fotografia profissional de uma fotografia amadora. A dica crucial para que sua iluminação seja perfeita é utilizar corretamente o balanço de branco e o ISO da sua câmera ou celular.
3. Invista em equipamentos que ofereçam uma alta resolução para sua imagem.

A fotografia nas mídias sociais também precisa ser atraente e interessante, pois o processo de assimilação e retenção da informação de uma imagem acontece de maneira subliminar e emocional, pois somente ela é capaz de transmitir conceitos e ideias, transformando- se em um elemento estrutural fundamental nas peças de comunicação online ou offline.

Entenda: a fotografia fortalece a intenção da mensagem a ser transmitida e amplia a sua permanência em nossos pensamentos, e é por intermédio da emoção que conseguimos induzir as pessoas a comprarem uma nova ideia.

E para as marcas que ainda tem dúvidas sobre o poder da síntese e representação de uma boa fotografia, o ditado popular confirma: Uma imagem vale mais que mil palavras!