Imagem capa - A ARTE DA FOTOGRAFIA STILL por BANG
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A ARTE DA FOTOGRAFIA STILL

A simplicidade das imagens still vem nos inspirando desde o século XVII com uma série de ramificações na fotografia que conhecemos atualmente.

Eu, que já trabalho com a fotografia desde 2008, em 2016 vi a fotografia publicitária entrar na minha vida como um tsunami, e de lá para cá foram muitos calçados, modelos, alimentos e ambientes fotografados.

O termo STILL significa “vida imóvel”, e esse segmento da fotografia invadiu tão avassaladoramente o mercado publicitário, que hoje se faz necessário em todas as estratégias, digitais ou offline.

Quando fotografamos objetos que não possuem movimento, onde os cenários são totalmente estáticos, conseguimos observar diretamente como eles se comportam perante à câmera, abrindo um leque de possibilidades. Mesmo parecendo uma tarefa fácil, fotografar objetos inanimados exige bastante conhecimento técnico e cabe ao profissional ter o domínio de apresentar o formato real do objeto de interesse, além de observar intrinsecamente suas sombras, seus reflexos e a incidência de luz.

Assim, sem a obrigação de capturar um momento, como em ensaios ou eventos, conseguimos planejar a composição ideal e, caso necessário, incorporar outros objetos que poderão compor uma determinada cena, com o intuito de contar uma história.

Como anda a apresentação dos seus produtos?

As taxas de abandono de carrinhos em e-commerces são gritantes, e um dos principais motivos é a apresentação inadequada, onde o usuário não consegue visualizar texturas, formas, cores e detalhes dos produtos.

“Uma boa fotografia still em seu catálogo online, por exemplo, é fator decisivo para finalização de compras e redução de trocas por arrependimentos.”

De acordo com pesquisas realizadas pela Forrester, em 2017 os “abandonos de carrinhos” já geravam perdas anuais de cerca de 18 trilhões de dólares. Por isso, entender o comportamento do consumidor dentro da sua plataforma eletrônica e lidar de maneira adequada após a não conversão, são os primeiros passos fundamentais para proporcionar uma nova e boa experiência aos próximos usuários que acessarem a sua loja virtual.

O papel da fotografia still é conseguir demonstrar fielmente os detalhes que compõem o produto. Por isso, questões como ideias, objetivos e valores precisam ser alinhadas com antecedência.

O alinhamento de expectativas e estratégias devem ser levadas em conta antes mesmo da produção, e é claro, aliados a uma dose de sensibilidade, para conseguir transmitir em uma imagem as ideias que foram pensadas anteriormente.   


A arte de compor uma fotografia still

A fotografia de produto, tem como principal objetivo revelar detalhes, cores e texturas. Mesmo que de maneira intrínseca, o still está ligado diretamente a criatividade.

Para as empresas que apostam suas vendas através de e-commerces ou catálogos, por exemplo, o still se torna tão importante quanto a descrição de um produto, e ambos necessitam caminhar juntos.

Para desenvolver e criar um ensaio still de produtos é necessário três elementos básicos, porém, essenciais para a sua produção: estúdio fotográfico, equipamentos e iluminações profissionais.

É importante ressaltar também que após o clique, a fotografia still requer pós-produção, em muitos casos, renderização e path (o famoso recorte). Tudo, para deixar os produtos interessantes, atrativos e passar segurança para quem está comprando. Afinal, nenhum usuário finalizará uma compra ao sentir insegurança.

Capriche em sua vitrine virtual!

Invista em um excelente portfólio de produtos e busque por ações diferenciadas que valorizem ainda mais a sua marca!


Vamos fazer um ensaio?