Conteúdos relevantes: a estratégia para sua empresa ganhar clientes

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Contar com o marketing digital, atualmente, é fator essencial para qualquer marca que almeje conquistar relevância diante de seu público.

Dada a familiaridade com as plataformas digitais, sobretudo as mídias sociais — Facebook, Instagram, alguns gestores consideram o marketing digital algo totalmente trivial e acabam apostando em estratégias improvisadas, sem qualquer auxílio de especialistas ou profissionais e também, sem qualquer resultado.

Gestores que não têm compreensão sobre a importância do marketing digital acreditam que somente ter postagem programadas nas redes sociais bastam para ter uma estratégia.

Desenvolver um conteúdo online que promova o sucesso de empresa exige planejamento, análise, expertise e conhecimento.

Com tudo, oferecer aos consumidores um conteúdo relevante que promova o interesse dos usuários, agregando valor à marca e gerando engajamento, é a forma mais eficiente para uma marca conquistar um posicionamento do mercado.

Por isso, neste artigo, vamos definir o que é um conteúdo relevante e como ele impacta nos processos de consumo.

Mas afinal, o que é um conteúdo relevante?

Conteúdo relevante, do ponto de vista do marketing, é aquele que seja significativo ao usuário, informando-o, entretendo-o ou sensibilizando-o para determinados assuntos.

Apesar de ser uma definição razoavelmente simples, sua aplicação é bastante complexa, já que compreender quais conteúdos são relevantes ou não para um público exige discernimento.

Cada empresa possui um tipo de produto/serviço, destinado a um tipo de público. Até mesmo empresas que atuam no mesmo mercado apresentam, muitas vezes, públicos-alvo diferentes. Por isso, não exige um tipo de conteúdo que seja relevante para todos os tipos de consumidores. (Está certo?)

O primeiro passo para definir quais os tipos de conteúdo serão importantes para uma marca é definir sua persona, que nada mais é que representações tipificadas dos clientes ideais da empresa.

Por meio das personas, é possível compreender quem é o público-alvo da marca, definindo quais são as necessidades dos consumidores e quais os tipos de informações ele busca nos conteúdos online.

Plataformas diferentes, conteúdos exclusivos

O marketing digital é um termo único para uma série de conceitos e ferramentas que envolvem conteúdos online.

É importante ressaltar que nada em marketing digital é único ou exclusivo, incluindo as estratégias para desenvolver conteúdos de relevância.

Somente falando de mídias sociais, temos diversas plataformas diferentes, com públicos e objetivos distintos. Cabe aos profissionais de marketing analisar e compreender quais tipos de conteúdos é relevante para cada uma delas.

O Instagram, por exemplo, é uma mídia social focada em imagem. Por isso, investir em conteúdos textuais não é uma boa estratégia. Conteúdos voltados para a área da saúde, por exemplo, exigem mais dados e informações, do que aqueles destinados à moda.

Com estes simples exemplos, nota-se que nenhum recurso é unânime para todos os mercados e públicos.

Para oferecer posts, artigos, imagens, vídeos ou qualquer conteúdo online que promova engajamento com os usuários, é preciso, antes disso, compreender a fundo quais as são necessidades do público-alvo da marca.

Estratégias de divulgação personalizadas

Compreendendo a importância de oferecer ao seu público conteúdo relevante, a próxima etapa é saber como fazer com ele chegue até os usuários. Como já dito, cada plataforma exige um tipo de estratégia diferente.

Cada vez mais, as mídias sociais vêm requerendo das empresas que invistam em conteúdos patrocinados, já que a distribuição orgânica, ou seja, aquela sem qualquer investimento, está sendo extinta.

Isso nos leva a perceber que não basta somente compreender quais os tipos de conteúdo que são relevantes, mas também, saber como fazer com que este conteúdo chegue até o público-alvo.

Visando oferecer resultados mais assertivos, as plataformas digitais oferecem recursos de segmentação que permitem que o conteúdo seja levado a um público específico, mediante a um investimento, é claro.

Fica explícito, portanto, que o marketing digital não se faz com ações isoladas ou então, estratégias massificadas.

É preciso considerar cada uma das necessidades dos usuários e especificidades, ainda mais em tempos como o que estamos em que os consumidores exigem muito mais das empresas.

Para contar com conteúdos realmente relevantes, que façam os usuários se identificar se engajar com as marcas, conte com profissionais de alta performance.

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