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Omnichannel: o futuro do varejo

Em 2014, a pesquisa How Digital Connects Shoppers to Local Stores realizada pelo Google já apontava que:

  - 3 em cada 4 pessoas desejavam receber mais informações sobre o produto ou serviço antes de finalizar a compra;

  - 71% dos consumidores destacaram que o uso do smartphone para pesquisas tornou-se importante para suas experiências nas lojas físicas.

Mas o que significa isso? Nada mais do que o comportamento do novo consumidor, o omnichannel.

Não é novidade, a constante evolução do mundo gera também uma incessante mudança de comportamento nas pessoas e consequentemente nos consumidores.

Então, se você possui uma empresa, atenção! Você precisa estar ligado e antenado nessas mudanças para não acabar ficando para trás e perdendo seus clientes.

O seu consumidor já está mais do que preparado para essa nova era, mas e você? Conheça agora mesmo o novo conceito que guiará o varejo ao longo do tempo!


Multichannel e omnichannel 

Sabe aquele conceito no qual existem apenas dois tipos de consumidores, o que realiza compras online e o que compra offline? Ele já não é mais aplicável.

Mutltichannel significa a empresa ter vários canais que são usados de formas individuais, se aplicando ao conceito mencionado acima.

Nesta situação, se o consumidor compra em um canal off da empresa, os canais on não recebem esta informação.

Ao contrário disso, o omnichannel possui os canais de comunicação interligados, integrando todos os pontos de contato com o cliente.

Neste conceito, o consumidor é o centro das atenções, se estiver interagindo em dois canais distintos ao mesmo tempo, a empresa saberá, pois os canais estão trocando informações em tempo real.

Muito mais do que entender o conceito, é necessário conhecer o novo comportamento desse consumidor omnichannel. 

Vamos compreendê-lo melhor?


O consumidor omnichannel

O novo consumidor tem aderido prontamente ao conceito ROPO(Research Online, Purchase Offline), ou seja, pesquisa online e compra offline e vice-versa.

Ele procura por uma experiência muito mais completa e segura, por isso passou a realizar a compra integrada, que inicia, por exemplo, no online e finaliza em uma loja física.

Isso implica na junção da experiência física ao ver e experimentar o produto, com a experiência online, buscando satisfação de outros consumidores e reviews.

Portanto, surge a necessidade de um atendimento que leve o consumidor a perceber que a empresa sabe com quem está falando, entendendo seus gostos e preferências através de suas experiências nos canais.


Está mais do que na hora de aplicar este conceito

Você sabia que as  empresas que investem em estratégias omnichannel atingem 89% de taxa de retenção de clientes?

Em 2014 a pesquisa Google já indicava essa nova fase do consumidor, o que tem se intensificado a cada dia. Podemos dizer sem dúvidas que esse é o futuro do varejo!

Para incluir o omnichannel em suas estratégias, não basta apenas que os seus canais estejam integrados, eles precisam proporcionar uma experiência prática, consistente e imersiva.

E em relação a isso você pode ficar despreocupado! Nós estamos aptos a desenvolver as melhores estratégias para o seu negócio. 

Acesse o nosso site e contate-nos: www.agenciabang.com.br.