CRIATIVIDADE: DA IMAGINAÇÃO AO PROPÓSITO

840
3min de leitura

Todos nós nascemos com imaginação, ou seja, pensamos, idealizamos e sonhamos. Imaginar é essencial para o desenvolvimento social e abre as portas para o autoconhecimento.  Ter uma mente fértil, alimentar a imaginação e entender que todo pensamento pode ser início de uma boa ideia é o primeiro passo para ligar a imaginação com a criatividade.  Todos nós somos livres para pensar e fazemos isso o tempo todo, no entanto, precisamos saber o que fazer com todos esses devaneios. Para transformar ideias comuns em criativas, é preciso ter objetivos e saber organizá-las para que tudo seja aproveitado e se torne algo inovador, ou seja, criativo. 

Toda ideia ou imaginação, se torna criatividade quando é feita com propósito”

O processo criativo surge através de um problema ou oportunidade, onde é necessário criar uma solução diferenciada para resolvê-lo.   Como saber se a ideia é boa?  Simples, se ela resolve o problema, é uma boa ideia! 

 É importante agir de maneira imparcial, no sentido de não pensarmos só no que gostamos, mas questionarse realmente funciona. Comunicar-se com todos, de modo criativo, ao ponto de ser útil para outras pessoas e tendo sempre o propósito como essência.  Já parou pra pensar que podemos usar nossas ideias para gerar respostas do nosso jeito? Claro, sendo coerente, mas tendo uma personalidade que se diferencie. Essa é a essência do processo criativo.

Mas, como ligamos tudo isso ao propósito? 

Vamos por partes.  Propósitos são metas, objetivos e desejos. Se trata de onde nós queremos chegar, mas, além disso, é sobrecomo eporque nós queremos chegar em um determinado objetivo. Quando temos um desígnio, costumamos focar apenas nele, porém, é preciso ter uma visão ampla, observar tudo e estarmos abertos às mudanças. Assim, conseguimos manter a essência,acreditar e sustentar os objetivos. Quando usamos a nossa criatividade com propósito, é colocado em prática tudo o que acreditamos e valorizamos.    Depois de entender o conceito das palavras, precisamos nos questionar: 

 Como identificar se exerço a criatividade com propósito?  Ter uma metodologia ajuda muito! Ou seja, ter uma maneira de organizar tudo o que foi pensado, se certificando de que os objetivos estão sendo cumpridos e finalmente se perguntar “o que eu quero com isso?”ou, “onde quero chegar?” é uma maneira de saber se os pensamentos estão alinhados com os objetivos e principalmente com as atitudes.  É aí que chegamos em um ponto chave! Não adianta ter boas ideias, ter propósitos grandes e humanizados, se não agirmos de maneira correspondente. Precisamos ser íntegros, verdadeiros e leais aos nossos objetivos.

Ter integridade com o que pensamos, falamos e fazemos é o que nos faz exercer uma criatividade com verdadeiro propósito.

Tudo o que fazemos vem dos nossos pensamentos, quando organizamos as ideias, temos a criatividade. Respectivamente, tudo o que sentimos vem dos nossos valores, ou seja, os propósitos.Sendo assim, por que não unir tudo isso? 

A melhor parte da criatividade: Somos capazes de melhorar o que nos incomoda, podemos criar, reinventar e mudar!A zona de conforto pode até ser um bom lugar, mas nada cresce por lá. É preciso ter coragem de sonhar, imaginar e persistir. Em tempos de padrões e estereótipos, faça o inesperado, seja o pensamento fora da caixa, se preciso for, a jogue fora. Não se pode esperar o novo quando se faz sempre o mesmo. 

Arrisque-se! Grandes ideias não surgem do comodismo, mas sim da coragem de pensar diferente e compartilhar o seu pensamento. 

Unir comunicação inteligente e estratégica com a criatividade, é formar um relacionamento com as pessoas de um jeito mais interessante, verdadeiro e simples.

Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

criatividade marketing propósito

Quem viu também curtiu

Posicionamento digital: o lugar correto da sua marca na internet

Real Time Marketing: a estratégia para se investir!

Monitoramento digital: a forma mais eficaz de lidar com seus clientes

Logo do Whatsapp