Imagem capa - RESILIÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE por AGÊNCIA BANG
INOVAÇÃOMARKETING DIGITAL

RESILIÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE

O mundo entrou em estado de alerta nos últimos dois meses. Uma pandemia causada pela COVID-19 (coronavírus) fez com que todos os países entrassem em estado máximo de alerta para conter o avanço da doença.  

A recomendação unânime entre os especialistas foi clara: permanecer, o máximo de tempo possível, isolados em casa.  

Isso teve como consequência a suspensão de aulas, fechamento do comércio, cancelamento de eventos entre muitas outras ações.  

Muitos são os impactos globais da atual pandemia da COVID-19 e os reflexos econômicos vão ser intensos.  

 

Crise econômica 

A forma como cada empresa sentirá os efeitos desta realidade que se instaurou será bastante particular. Porém, é fato que micro e pequenas empresas serão bastante afetadas 

Como muitos sabem, quase 90% das empresas atuantes no Brasil são compostas por micro e pequenas empresas. 

Basicamente, são elas que geram os empregos, produzem riqueza e fazem com que o país tenha uma circulação de capital.  

Para compreender este momento e tentar encontrar possibilidades de reação, este blog tem o conteúdo dedicado para estas empresas, que viram, de uma hora para outra, sua realidade ser alterada drasticamente.  

 

Avaliação do cenário 

Como dito, a forma como a crise afetará cada um de nós será muito diferente. No entanto, algumas orientações são essenciais para avaliar o cenário que se impôs.  

A primeira delas é ter capacidade analítica.  
É essencial que as empresas tenham competência para entender como este momento se refletirá nos negócios.  

Realizada esta análise, o segundo passo é traçar estratégias de enfrentamento dos problemas.  

Atuar bem na crise significa entender e superar o medo. Isso se faz com preparo e inovação.  

 

Incentivo à inovação 

Ter um olhar inovador sobre o próprio serviço ou produto é o começo para superar as adversidades.  

Toda inovação começa de uma ideia, então cultive e incentive novas ideias neste momento.  

Reflita sobre sua atuação e veja em quais aspectos sua empresa poder ser inovadora, sempre considerando a realidade atual.  

É óbvio que muitas das soluções que ontem poderiam ser revolucionárias para o mercado, amanhã não terão espaço dentro das circunstâncias.  

Por isso, o empresário deve ter calma e racionalidade para avaliar cada possibilidade antes de aplicar e divulgar.  

 

Foque no cliente 

A inovação em tempos de crise requer, mais do que nunca, que a empresa ouça o que o cliente quer dizer.  

Para que uma empresa consiga fornecer as soluções mais adequadas para seu consumidor neste exato momento, é necessário antes saber quais são os problemas com que ele está lidando 

É o momento de estar em contato constante com cada cliente de sua marca para compreender quais as demandas que ele apresenta e como você pode solucioná-las 

 

Alternativas criativas 

Avaliar quais as alternativas viáveis para a atuação de uma empresa neste momento exige, primeiramente, a aceitação da realidade.  

Não será possível aplicar nenhuma ação que possa colocar em risco a vida das pessoas. Posto isso, listamos algumas possibilidades criativas para expandir seus horizontes: 

- Serviços de take out e delivery para entrega de produtos;  

- Prestação de serviços remotamente; 

- Desenvolvimento de novos serviços que possam ser feitos à distância 

- Criação de pacotes diferenciados de serviços, ampliando o leque de possibilidade. 

Este é o momento de pensar em novas formas de desenvolvimento para sua empresa que vão além de uma visão exclusiva de lucratividade.  

É o momento de mostrar ao mercado qual o real valor da sua empresa.  

 

Momento de união 

Este artigo é, principalmente, um recado para micro e pequenas empresas da nossa região: vocês não estão sozinhas!  

Quando duas empresas trabalham juntas em prol de um objetivo comum, os recursos se unem para formar algo muito mais consistente e fortalecido.  

Este é um momento de união e solidariedade.  

Uma postura adequada neste momento é crucial para conseguir tranquilizar os clientes e continuar oferecendo os produtos e serviços com total qualidade.  

Esta é uma crise sem precedentes. Mas ela irá passar.  

Conte conosco.