20/03/2020 às 20:10 Inovação Digital

RESILIÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE

508
3min de leitura

O mundo entrou em estado de alerta nos últimos dois meses. Uma pandemia causada pela COVID-19 (coronavírus) fez com que todos os países entrassem em estado máximo de alerta para conter o avanço da doença. 

A recomendação unânime entre os especialistas foi clara: permanecer, o máximo de tempo possível, isolados em casa. 

Isso teve como consequência a suspensão de aulas, fechamento do comércio, cancelamento de eventos entre muitas outras ações. 

Muitos são os impactos globais da atual pandemia da COVID-19 e os reflexos econômicos vão ser intensos. 

Crise econômica

A forma como cada empresa sentirá os efeitos desta realidade que se instaurou será bastante particular. Porém, é fato que micro e pequenas empresas serão bastante afetadas. 

Como muitos sabem, quase 90% das empresas atuantes no Brasil são compostas por micro e pequenas empresas.

Basicamente, são elas que geram os empregos, produzem riqueza e fazem com que o país tenha uma circulação de capital. 

Para compreender este momento e tentar encontrar possibilidades de reação, este blog tem o conteúdo dedicado para estas empresas, que viram, de uma hora para outra, sua realidade ser alterada drasticamente. 

Avaliação do cenário

Como dito, a forma como a crise afetará cada um de nós será muito diferente. No entanto, algumas orientações são essenciais para avaliar o cenário que se impôs. 

A primeira delas é ter capacidade analítica.  É essencial que as empresas tenham competência para entender como este momento se refletirá nos negócios. 

Realizada esta análise, o segundo passo é traçar estratégias de enfrentamento dos problemas. 

Atuar bem na crise significa entender e superar o medo. Isso se faz com preparo e inovação. 

Incentivo à inovação

Ter um olhar inovador sobre o próprio serviço ou produto é o começo para superar as adversidades. 

Toda inovação começa de uma ideia, então cultive e incentive novas ideias neste momento. 

Reflita sobre sua atuação e veja em quais aspectos sua empresa poder ser inovadora, sempre considerando a realidade atual. 

É óbvio que muitas das soluções que ontem poderiam ser revolucionárias para o mercado, amanhã não terão espaço dentro das circunstâncias. 

Por isso, o empresário deve ter calma e racionalidade para avaliar cada possibilidade antes de aplicar e divulgar. 

Foque no cliente

A inovação em tempos de crise requer, mais do que nunca, que a empresa ouça o que o cliente quer dizer. 

Para que uma empresa consiga fornecer as soluções mais adequadas para seu consumidor neste exato momento, é necessário antes saber quais são os problemas com que ele está lidando. 

É o momento de estar em contato constante com cada cliente de sua marca para compreender quais as demandas que ele apresenta e como você pode solucioná-las. 

Alternativas criativas

Avaliar quais as alternativas viáveis para a atuação de uma empresa neste momento exige, primeiramente, a aceitação da realidade. 

Não será possível aplicar nenhuma ação que possa colocar em risco a vida das pessoas. Posto isso, listamos algumas possibilidades criativas para expandir seus horizontes:

- Serviços de take out e delivery para entrega de produtos; 

- Prestação de serviços remotamente;

- Desenvolvimento de novos serviços que possam ser feitos à distância; 

- Criação de pacotes diferenciados de serviços, ampliando o leque de possibilidade.

Este é o momento de pensar em novas formas de desenvolvimento para sua empresa que vão além de uma visão exclusiva de lucratividade. 

É o momento de mostrar ao mercado qual o real valor da sua empresa. 

Momento de união

Este artigo é, principalmente, um recado para micro e pequenas empresas da nossa região: vocês não estão sozinhas! 

Quando duas empresas trabalham juntas em prol de um objetivo comum, os recursos se unem para formar algo muito mais consistente e fortalecido. 

Este é um momento de união e solidariedade. 

Uma postura adequada neste momento é crucial para conseguir tranquilizar os clientes e continuar oferecendo os produtos e serviços com total qualidade. 

Esta é uma crise sem precedentes. Mas ela irá passar. 

Conte conosco.

20 Mar 2020

RESILIÊNCIA EM TEMPOS DE CRISE

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL

Tags

coronavirus Inovação marketing resiliência

Quem viu também curtiu

01 de Nov de 2018

Posicionamento digital: o lugar correto da sua marca na internet

26 de Jul de 2019

Real Time Marketing: a estratégia para se investir!

03 de Dez de 2018

Pós-consumidor: a nova definição do consumo

Logo do Whatsapp